Com todos esses eventos pelo globo, muitas pessoas já jogaram a demo de Pokémon X e Y. A Game Freak está dando um grande e forte passo em Pokémon X e Y. Se você viu as demos que temos postado, você já viu grandes avanços comparado à versões anteriores, mas não deve ter percebido certos detalhes sutis (ou deve ter percebido):
Para aqueles que ainda não viram a demo (se é que existem alguém que não viu), ela lhe permite correr por um pátio com o personagem masculino ou feminino; você tem sete minutos para capturar pokémon selvagens, batalhar com treinadores e encontrar o Professor Sycamore. Os gráficos melhorados podem ter dado um passo grande se comparados aos jogos anteriores, mas todos os efeitos sonoros (caixas de texto, menus, escolha de itens) ainda estão lá (inovar sem deixar a nostalgia, essa é a Game Freak).
A primeira coisa que me surpreendeu foi como o movimento funciona com o Circle Pad e o D-Pad. Usar o Circle Pad vai automaticamente colocar os patins no personagem e lhe permitirá mover-se rapidamente (exceto na grama alta) em 16 direções. Tocar o D-Pad irá retirar os patins do personagem e, assim, poderá se mover mais devagar, em até 8 direções. Um sistema que permite tanto velocidade quanto precisão.
Outras alterações foram feitas por questão de conveniência. Há um novo comando de “Restaurar” embaixo do seu Pokémon quando você vai checar sua equipe, permitindo-lhe recuperar seu pokémon (HP, PP, Status Negativos, etc) de forma rápida e sem precisar fazer aquele caminho todo pela sua mochila como normalmente fizemos. (melhor ainda se o atalho para usar Repel continuar) Game Freak sempre foi a mestre dos atalhos sutis.
Falando de atalhos, apesar das transições entre as cenas das batalhas Full 3D, ainda vejo alguns elementos antigos “poluindo” a tela. Ainda existem aqueles círculos em que os Pokémon ficam (estranho pois esse círculo se mostra somente em áreas a “céu aberto”, pelo menos dentro de construções, como visto nas batalhas online que foram divulgadas ele não dá o ar da graça) e que se destacam fortemente das bonitas paisagens que forma o fundo. As animações de batalha, apesar de incríveis, lembram muito o estilo de cenas de batalha de Fire Emblem: Awakening, exceto de que os Pokémon nunca fazem contato real. Isso faz com que as batalhas sejam parecidas com competições sendo filmadas, parece um aspecto emprestado de Pokémon Stadium (sendo que agora poderá levar essa beleza de animações a qualquer lugar).
Deixando as batalhas de lado, algo que se destacou na demo foi o fato de que os Pokémon que estavam no mesmo mapa que o personagem tinha modelos individuais. No jardim que estive andando tinham Fletchlings pulando em volta do jardim, como pássaros realmente fariam se estivesse num jardim. Skiddo tem seu próprio modelo, que “empina-se” quando montado, assim como Rhyhorn (mostrado num vídeo no final da demo). Isso faz o mundo pokémon parecer cada vez mais natural.
Também destacada na demo, e particularmente minha parte preferida, foi a música do jogo. A Pokémon Team tem usados temas bem abrangentes desde Ruby/Sapphire. Em Ruby/Sapphire usava-se bastante trompetes e outros instrumentos de metal, em Diamond/Pearl, o piano se destacava. Em HeartGold/SoulSilver se percebe o uso de instrumentos clássicos, até que Black/White se focou mais em sinos e instrumentos de sopro. Em Pokémon X e Y eles parecem estar se aproveitando de instrumentos como o violão e afins. A música de batalha com o Professor Sycamore lhe traz toques de acordeão enquanto o tema de batalha contra um rival está bem viciante.
Quem jogou a demo, também teve a oportunidade de testar o PSS (Player Search System). Muito parecido com a C-Gear de Black and White, ele mostrará os jogadores que estarão próximos de você e permitirá que interaja com eles. A primeira vez que encontra alguém, esse alguém deve concordar em aceitar sua oferta de batalha, troca, etc. Porém, na segunda vez que o encontrar ele será adicionado a sua lista de “Conhecidos” (faz sentido). Encontrando-o cinco vezes ele lhe adicionará na lista de amigos no PSS e no 3DS.
É dito que você conseguirá ter um boost temporário em seus stats, usando o Pokémon Amie, mas não tive como reunir muitas informações da demo e de pessoas que também a jogaram (é uma demo, queria o que?). Porém, se eles “perderam” o tempo deles fazendo este PokéApp, ele com certeza valerá a pena ser usado.
Lembrando que são apenas detalhes vistos na DEMO. O jogo, provavelmente, terá muito mais que isso.
Traduzido do site Siliconera, com pequenos comentários a parte.