Quando um jogo novo da linha principal de Pokémon está para chegar, a internet é tomada por fãs da franquia que ficam extremamente curiosos com vários pontos: como será a nova PokéDex, quais serão os tipos e visuais dos novos monstrinhos, detalhes da nova região e afins. Em 2019, algumas dessas respostas em Sword/Shield foram reveladas antes do que foi planejado pela The Pokémon Company, que parece estar tomando as devidas medidas para punir os responsáveis.
Acontece que os responsáveis por esse vazamento, na época trabalhavam de fato dentro de uma das empresas que ajudou no lançamento de Pokémon Sword e Shield, mais especificamente na empresa que cuidou do Strategy Guide, o guia de estratégias, que tende sempre a ser ilustrado e cheio de informações do jogo, justamente para ajudar. Como o sigilo era uma das partes prevista em contrato, as punições tomaram um grau de severidade mais sério.
As duas pessoas mapeadas foram localizadas e agora, devidamente punidas. Nesse caso, os réus condenados terão de pagar à The Pokémon Company uma quantia equivalente a US$150.000 cada um. A acusação é por danos à empresa e também honorários advocatícios. Para quem se interessar, os documentos judiciais podem ser vistos aqui.
Vale ressaltar que 150 mil dólares equivalem, na cotação de hoje, aproximadamente R$740.730,00 reais. Ai, meu bolso!