A franquia F-Zero vive nos corações dos Nintendistas e dos nostálgicos, mas parece não ter muito espaço para os planos da Nintendo, já que o último jogo da franquia lançado no ocidente, F-Zero GX (GameCube, 2003) saiu há mais de 18 anos. O último realmente lançado para franquia foi F-Zero Climax para Game Boy Advance em 2004, mas esse nem saiu do Japão.
Apesar de Captain Falcon ser um dos veteranos em Smash e termos visto pistas da franquia em Mario Kart 8, um entrante novo para F-Zero realmente está em falta.
Takaya Imamura e um ex-funcionário da Nintendo, que colaborou por 32 anos para a empresa em jogos como os próprios F-Zero e Majora’s Mask, deu uma entrevista para a IGN sobre o sumiço da franquia de corrida futurista. Em sua visão, F-Zero não está enterrado, mas sim sem incentivos o suficiente para voltar:
“Claro, já pensei nisso muitas vezes, mas sem uma grande ideia nova, é difícil trazê-la de volta.”
“… desde o primeiro episódio no SNES muitos jogos foram feitos, mas a série evoluiu muito pouco. Achei que as pessoas estavam cansadas disso.
Por que F-Zero? O que você quer que não tenhamos feito antes?”
Se as declarações partem de um ex-funcionário, saiba que mesmo com a saída de Imamura, a Nintendo continua a defender os mesmo pontos expostos por ele. Isso por que o argumento de que “faltam inovações” bate muito com uma declaração de Miyamoto feita em 2012 sobre a franquia F-Zero, dizendo que não imagina nada de novo para ela e que talvez tudo que pudesse ser feito já havia sido realizado. Na época, Miyamoto comparou a inédita função antigravitacional de Mario Kart 8 do Wii U com uma possível vontade de fãs de F-Zero em ter esse gostinho outra vez.
Você acha que a fórmula já apresentada em F-Zero funcionaria nos dias de hoje ou realmente é preciso uma nova ideia para dar um refresh na franquia?