Continuação do post anterior: Tempos de Guerra: SEGA vs Nintendo – A Origem #1
No post anterior, falamos sobre a origem da guerra entre SEGA e Nintendo, qual foi o ponto inicial dessa batalha e como ela repercutiu no mundo. Porem, falaremos hoje sobre a “Verdadeira Guerra” dos consoles, a batalha mais disputada entre duas empresas, que marcou gerações e por consequência nos disponibilizou grandes franquias e avanços tecnológicos importantíssimos para as gerações seguintes.
Dois poderosos consoles, duas poderosas empresas, dois poderosos mascotes, em um só legado. A quarta geração dos vídeo-games não poderia começar de forma melhor, SEGA e Nintendo continuavam em busca do topo do mercado, ambas das empresas decidem abandonar seus antigos consoles e avançar para a evolução. A SEGA ainda na década de 80 lança seu primeiro console da 4ª Geração, em 1988 é lançado o Sega Genesis, a Nintendo percebendo que estava em desvantagem comparado a empresa SEGA, decide também lançar seu console de 16-Bits, em 1990 é lançado o Super Nintendo. Argumentaremos mais sobre a batalha dos consoles na era 16-Bits, relembrando os Tempos de Guerra.
Batalha de Gigantes:
Na Terceira geração a Nintendo dominava com superioridade, tendo mais de 90% do mercado dos consoles e uma grande fama e prestigio de desenvolvedores, que optavam lançar seus jogos no Nintendinho. A SEGA percebendo que não podia bater de frente com a Nintendo naquelas condições, decide então fabricar o sucessor do Master System ainda na década de 1980, apostando em um console 2 vezes mais potente que o NES e partindo logo para a quarta geração dos vídeo-games. Porem a SEGA não começou muito bem com seu novo console, no Japão as vendas do Mega Drive não conseguiam alavancar e a empresa via a dominação Nintendista continuar no topo.
Percebendo que o mercado Japonês não proporcionava lucro, a SEGA decide focar mercado em outros países fora do Japão como países da Europa e nos EUA, tanto que por problemas de direitos autorais, o console Mega Drive nos Estados Unidos é conhecido como Sega Genesis. A SEGA deu o seu primeiro grande passo para o sucesso, a Nintendo percebendo os planos de dominação Seguista, decide não ficar de braços cruzados e esperar uma derrota fácil, inicia o projeto do console sucessor do NES, um console ainda mais poderoso que o Sega Genesis tanto na parte gráfica e sonora, no final do ano de 1990 é lançado o Super Nintendo.
Agora sim a batalha estava justa, as duas empresas estavam batalhando no mesmo patamar, e ambas tinham consoles muito poderosos para sua época, porem teremos que considerar alguns fatos que influenciaram no combate. O Super Nintendo era superior ao Mega Drive na parte Gráfica e Sonora, porem o Super Nintendo perdia para o Mega Drive em um detalhe, que foi o detalhe essencial para a virada Seguista perante o domínio Nintendista, a velocidade de processamento do console Mega Drive ultrapassava a velocidade do console Super Nintendo.
Esse detalhe foi essencial no Super Projeto que a SEGA estava desenvolvendo para o seu console, Alex Kid é um carinha legal, mas ele não é um mascote a altura para bater de frente com a Nintendo e seu Super Mario, a SEGA precisava de um mascote ousado, carismático e que chamasse a atenção do publico adolescente daquela época, um jogo que explorasse a velocidade de processamento do aparelho. Sendo assim, em 1991 é lançado o mascote que tinha a missão de combater o domínio Nintendista, e levanta a bandeira Seguista e gritar bem alto para que o mundo ouça “SEEEEGAAAA”. Lançado assim, em 1991 o jogo Sonic the Hedgehog.
Virada Seguista:
A SEGA sonhava com esse dia, todos os seus esforços haviam sido recompensados, e a foto de Ayrton Senna levantando a taça de campeão da Sega European GP de 1993 foi o simbolo do reconhecimento de seu trabalho ao mundo. A SEGA apostou alto na publicidade, e isso surtiu efeito, diferente dos Anos 80 a SEGA tinha o apoio de mais desenvolvedoras para seu console, muitas desenvolvedoras não só lançavam seus jogos para o Super Nintendo, mas também lançavam para o Mega Drive, como as desenvolvedoras Midway, Konami, CAPCOM e Nanco.
Lembra daquele detalhe da “velocidade de processamento do aparelho”? Então, a SEGA utilizou ao máximo essa vantagem, e desenvolvedoras de jogos de esportes como a Eletronic Arts produziam jogos esportivos para o console, atraindo mais o público adolescente daquela época. Sem contar que seu mascote estava no auge, Sonic the Hedgehog conseguiu o que o carismático Alex Kid não obteve sucesso, estou falando da batalha entre Sonic e Mario.
Sonic não batalhou contra Mario por acaso, Sonic foi criado para derrubar o mascote da Nintendo, foi proposital o seu confronto direto. O mundo dos vídeo-games estava dividido em duas hierarquias, o domínio Nintendista com seu mascote Mario, e sequencia de seus clássicos convertidos para 16-Bits com Super Mario World, The Legend of Zelda: A Link to the Past, Super Metroid, Mega Man X, e dentre outros, e o domínio Seguista com seu mascote Sonic, e seus jogos de fliperama convertidos para 16-Bits como Golden Axe e Shinobi, e jogos do seu novo mascote como Sonic the Hedgehog 1,2, e 3, como também jogos de esportes desenvolvidos pela Eletronic Art e etc.
A SEGA estava finalmente no topo do mercado dos consoles, mesmo que a diferença fosse minima em relação a Nintendo, tendo uma disputa acirrada pois as duas empresas estavam ambas com quase 50% do mercado dos consoles.
Nintendo é Nintendo:
Pela primeira vez até então, a Nintendo estava em segundo lugar no mercado, e se sentia ameaçada com o Império Seguista que estava crescendo cada vez mais. Porem, Nintendo é Nintendo, ela não iria se deixar por vencida, investe no seu poder gráfico que já era superior ao console Mega Drive e lança jogos com gráficos mais apurados e bonitos, como os jogos da franquia Donkey Kong Country que foi uma inovação da tecnologia nos consoles de mesa, o game Super Metroid (ou Metroid 3) que apresentava gráficos de 24-Bits em um console de 16-Btis, outro marco revolucionário para a época, também o jogo produzido pela Square com o mascote Mario, o Super Mario RPG, e Star Fox.
A SEGA cometeu sucessivos erros, que comprometeram completamente seu console no mercado, ela lançou periféricos com a finalidade de aumentar gráficos e a vida útil do aparelho com o Sega CD e o 32x, que acabou não vingando e comprometendo a empresa no mercado. A SEGA via sua rival crescer novamente, e também uma empresa famosa no ramo eletrônico havia entrado na disputa, a SONY com seu console de Quinta Geração, o Playstation. Vendo aquilo, a SEGA decide parar com a fabricação do Mega Drive e se concentrar apenas no desenvolvimento do seu console de 5ª Geração, o Sega Saturn.
Sendo assim, a SEGA sacrificou seu console de 16-Bits para investir na nova geração até então, como consequência, a Nintendo voltou a dominar o mercado e o Super Nintendo tornou-se o vídeo-game mais vendido da era 16-Bits.
Então é isso galera, encerrado o nosso segundo post sobre a batalha entre SEGA e Nintendo, no próximo episodio falaremos sobre as curiosidade daquela guerra, como o surgimento da SONY no mercado dos consoles, os comerciais provocativos da SEGA de maneira mais analisada e interessante, sobre a batalha entre Sonic e Mario e mais alguns extras.