O mundo dos games vem movimentando quantias elevadas de dinheiro, e o
surgimento de novas desenvolvedoras ou ascensão de outras ocorre o tempo todo. Mas, como qualquer outra grande indústria do entretenimento, a ganância por mais dinheiro pode levar a escândalos. Então, reunimos algumas declarações de desenvolvedoras de jogos, que ao se encontrarem em “maus lençóis” após alguma picaretagem, ainda tentaram sair por cima, mas só pioraram a situação.
1 – As loot boxes são uma das ferramentas inseridas nos jogos recentemente mais mal vistas e consideradas nocivas, tanto por usuários quanto pelo governo de muitos países. Mas diversas desenvolvedoras tentam convencer o público do contrário. Um dos casos mais icônicos é o da Electronic Arts (EA), que em 2019 foi convocada pelo Parlamento britânico, perante o Comitê de Mídia, Cultura e Esporte Digital, para se explicar sobre as loot boxes presentes nos games Star Wars Battlefront 2 e FIFA.
O Comitê queria verificar se a ferramenta poderia levar ao vício, principalmente em crianças. A representante da EA na comissão foi Kerry Hopkins, vice-presidente da companhia, e a primeira declaração feita por ela foi que as loot boxes são na verdade mecânicas surpresa, que propiciam ao usuário uma maneira saudável de diversão, e que essa atitude era ética – como se essa resposta justificasse a EA cobrar US$ 90 para o usuário ter uma chance de obter o Darth Vader in-game.
Uma prova disso é que ninguém sabe realmente quais as reais chances do usuário ganhar um item desejado, já que o sistema não é auditado por ninguém, fazendo com que as desenvolvedoras façam o que quiserem. Diferente dessas empresas que não respeitam seus fãs, há provedores de entretenimento que são seguros e sérios – um exemplo é verificar como funcionam os jogos do 22bet cassino para entender como o sistema é justo, transparente e fácil, e aproveitar boas horas de diversão.
2 – “Felizmente, nós temos um produto para as pessoas que não podem se conectar. Ele se chama Xbox 360”. Essa foi a declaração dada por Don Mattrick, Chefe da divisão Xbox da Microsoft na época de lançamento do Xbox One. De forma clara, o executivo estava simplesmente dizendo: “se não tem internet, fique com o console da geração passada”.
3 – Durante a mesma audiência realizada pelo Comitê de Mídia, Cultura e Esporte Digital, a Epic Games também foi convocada para prestar explicações sobre as loot boxes presentes no Fortnite. Então, o diretor do departamento jurídico da Epic, Canon Pence disse: “Eu não acho que é exato definir a Epic como uma empresa que está ganhando dinheiro das pessoas que jogam o jogo. (…) Sempre foi nosso esforço e nossa intenção criar uma forma de entretenimento divertida, justa, flexível, envolvente e generosa. Uma declaração que sugere que se trata de uma espécie de tentativa nefasta de extrair lucro a curto prazo é uma descaracterização”. Lembrando que a Epic ganhou em 2018, com Fortnite, US$ 2,4 bilhões advindos principalmente de microtransações presentes no jogo, como loot boxes.
Então, como resposta, um dos membros do comitê disse a Pence, “sua empresa não é uma instituição de caridade”.
4 – O Mass Effect: Andromeda era um dos jogos mais esperados pelo público,
principalmente pelo sucesso da primeira trilogia. O novo jogo da série prometia o diferencial de ter três finais diferentes, porém, os usuários foram surpreendidos ao finalizar o game, que os prometidos finais diferentes eram praticamente iguais. Esse fator gerou um enorme desgaste da desenvolvedora do jogo, a Bioware. Pouco antes do jogo ser lançado, o diretor da trilogia da série deu a seguinte declaração, “Há vários finais diferentes. Como você poderia completar as três campanhas e então ser forçado a assistir um final padrão que todo mundo ganha?”.
5 – Durante a BlizzCon 2018, o anúncio de uma nova continuação para série Diablo era bastante aguardada. Os fãs estavam ansiosos por uma DLC ou o anúncio de um novo game para os consoles ou PC, já que o Diablo 3, último game da franquia, havia sido lançado em 2012. Mas, para surpresa de todos, a Blizzard anunciou Diablo: Immortal, um jogo para mobile. Isso desagradou bastante os fãs, e um dos espectadores perguntou a Wyatt Cheng, o game designer, se haveria uma versão para PC. Cheng respondeu que não, os espectadores ficaram insatisfeitos, então ele soltou a pérola “vocês não têm celulares?”, causando a revolta do público.