Olá Gamers…
Jogar videogame realmente é uma arte que poucos dominam com exímia habilidade, todavia, a diversão causada pelos consoles e seus games é uma experiência diferenciada. Todo console tem suas peculiaridades e conceitos originais, seja em seu hardware ou software, e vários dos compostos eletrônicos dos consoles acabam tendo uma vida útil diminuta devido ao seu uso exagerado ou inadequado.
Os controles são peças fundamentais para o uso do console, eles nos dão a sensação de comando de todas as ações do game, porém, por algumas vezes, alguns games fazem com que o final da jogatina seja um triste fim para o controle; por conta disso, e da inspiração para tal título vindo de minha noiva, aqui vão 5 Games para Destruir seu Controle na Quarentena:
The Activision Decathlon
Este é um dos game mais populares do Atari 2600, Decathlon foi lançado 1983 pela Activision para uma série de consoles, porém, o port mais famoso foi para o Atari. Este era um game em duas dimensões sobre olimpíadas; aqui, deveríamos mover o controle e apertar o botão de ação do console em plena sincronia com o jogo para que pudêssemos ser campeões olímpicos, e ai morava o perigo. Muitos dos esportes necessitavam que o player movimentasse a alavanca para a direita e para esquerda de maneira repetida, e para as crianças da época, isso queria dizer que os movimentos deveriam ser os mais rápidos e mais fortes possíveis, o que acabava por destruir o controle do console.
Guitar Hero
Tendo seu primeiro título lançado para PlayStation 2 em 7 de Abril de 2006 pela empresa RedOctane, o game simbolizava o início do sucesso dos jogos musicais. Guitar Hero era frenético e alucinante, fazendo o player decorar uma série de sequências de botões, que normalmente eram apertados com entusiasmo e ódio, fazendo com que o controle em uso fosse praticamente pulverizado, tal era o uso simultâneo e frenético de todos os botões.
Super Mario 64
O fantástico game lançado para Nintendo 64 em 1996 foi um exemplo para muitos desenvolvedores ao utilizar os gráficos poligonais com maestria e mesclando com cenários em três dimensões, este game mudou o modo em como desenvolver games. Super Mario 64 é aclamado como um dos melhores jogos de todos os tempos e foi o primeiro a receber uma pontuação perfeita da revista Edge. Os críticos elogiaram sua ambição, visual, jogabilidade e música, apesar de criticarem seu sistema de câmeras; e este, é o jogo mais vendido do Nintendo 64, com mais de onze milhões de unidades vendidas até 2003.
Mas como muitos podem lembrar, o game era um verdadeiro assassino de controles, acabando com a alavanca central do console, especialmente quando lutamos contra o Bowser, onde deve-se girar loucamente a alavanca, varia e varias vezes, o que, em alguns casos, fazia o botão ficar totalmente inutilizado.
Celeste
Celeste é um game fantástico, um Indie lançado em 25 de Janeiro de 2018, para PCs e consoles da 8ª geração; ele simplesmente concorreu a melhor jogo do ano contra God of War e Red Dead Remptation II, isso para um Indie, pixelado e de plataforma é algo fantástico.
Neste game, você não irá destruir seu controle por conta das ações do game em si, mas sim, pela força do ódio. Apesar do game ser ótimo, ele não é nada fácil, e um player casual chegará facilmente as mil mortes em sua aventura, e isso, fará com que o gamer aperte os botões com certa raiva, isso se não arremessar o controle contra a parede.
God of War
Esta é uma fantástica e memorável franquia originada no PS2, lançado em 2005 pelo estúdio Santa Mônica. O game marcou a 6ª geração de consoles com um estilo de Hack’n Slash “sem filtro”, com muito sangue, inúmeros combates com hordas de inimigos, habilidades fantásticas e tudo isso misturando, em seu início com mitologia grega.
Em alguns embates com criaturas mitológicas, deve-se movimentar rápido o analógico, especialmente contra a Medusa, que ao transformar Kratos em pedra, o player deve mover o direcional para direita e para esquerda até se livrar do encanto, porém, no desespero, os gamers acabam forçando muito o controle nestas e em outras partes, o que causa a “morte” do controle.
Todo amante de games sabe o quão frustante é quebrar um controle em sua jogatina, e em especial, o Nintendo 64 era campeão nisso, já que, alguns de seus games utilizavam a frágil alavanca central, como Mario Party, o que em pouco tempo, acaba quebrando. Games como Crash, por conta de suas ações dinâmicas e simultâneas, acabam causando avarias nos controles, e por algumas vezes, controles de movimento acabam sendo arremessados para longe em uma jogatina mais animada, em games de esportes ou dança; sem contar os que são destruídos pelo ódio dos player que se frustam em um jogo, um bom exemplo disso é Dark Souls.