Análises

Análise: Dandara

Olá Gamers…

O poder Indie é imensurável, e seu crescimento, tanto no mercado mobile, quanto no de consoles, tem feito com que os player tenham ainda mais opções de ótimas obras primas, inclusive, muitos games “made in Brazil“.

Resultado de imagem para long hat house

Além de divertir, games também podem trazer cultura, remeter ao passado e referir-se a alguns contos antigos, assim como Dandara faz. Lançado em 6 de Fevereiro de 2018, desenvolvido pela empresa Long Hat House e publicado pela Raw Fury; o game lançado para todos os consoles da 8ª geração, PCs e Mobiles; mesclando um estilo Plataforma com Metroidvania 2D;  tem como foco cativar e de modo recatado, apresentar algumas referências históricas.

História

Na história de nossas “terras tupiniquins”, Dandara foi a mulher de Zumbi dos Palmares, denominada Dandara dos Palmares, esta, lutou bravamente contra o duro e cruel regime da escravatura; no entanto, este game não toma como base essa história.

Resultado de imagem para dandara game

A paz que regia as terras de Salt veio a sucumbir, os antigos espíritos que outrora eram livres e viviam nos domínios de Salt, hoje estão oprimidos e sem esperança. Todavia, mesmo em meio ao medo e muitíssimas condições adversas, no berço da criação, uma mulher que vai descobrindo sua história ao passar cada fase, é a única que conseguirá salvar a todos, e esta é Dandara.

Jogabilidade

Dandara nos entrega uma jogabilidade única, sim, falamos de um Metroidvania, com muita exploração, mas sua mobilidade não é tão comum; devemos nos agarrar a paredes, tetos e plataformas, realizar puzzles, e abrir passagens para progredir em nosso destino; sim, não andamos, apenas saltamos utilizando um dos direcionais, e com o outro, utilizamos nosso ataque.

Resultado de imagem para dandara game

Gráficos

No melhor estilo dos tão amados pixels, Dandara tem um gráfico cativante, porém, com possibilidades de melhoria. O cenário poderia ser mais vivo, buscando uma maior imersão do player e os sprites do game poderiam ser mais trabalhados, visando aumentar a imponência da personagem. A paleta de cores é boa e a parte como um todo também tem seu charme, porém, poderia ser mais por toda a qualidade que o game apresenta. Vale muito a pena ressaltar suas cutscenes, que são belíssimas, mesmo sendo trabalhadas em um estilo retrô, com alta qualidade, o que faz com que vejamos que mais poderia ser aplicado ao jogo em si.

Resultado de imagem para dandara game

Sons

Os sons são básicos e padrões para games do estilo, porém, mesmo sem nada especial, a parte sonora foi bem sincronizada ao game, fazendo com que a imersão possa ser aumentada de maneira primorosa, sem o incomodo sonoro.

Resultado de imagem para dandara game

Veredito

Dandara é um game que vale muito a pena, e para todo os amantes de jogos independentes, este é um título obrigatório. Ao meu ver, Dandara combina muito com dispositivos mobiles (nossa análise foi realizada em um Android), com sua jogabilidade intuitiva e cativante, sendo simplificada por seus poucos comandos, sendo assim, procure este belo game e aprecie mais um jogo brasileiro.