Olá Gamers, tudo bem?
Este ano, um estilo de jogo que esta se destacando, especialmente em meio aos jogos Indies é o Metroidvania. Games de exploração, com um pouco de plataforma relembrando dois clássicos dos videogames, Metroid e Castlevania.
Do que se trata?
Geralmente, este estilo de jogo é um sidescrolling de plataforma que apresenta um grande mapa todo conectado, com passagens normais e passagens “inacessíveis”, as quais, devemos buscar Upgrades e itens para acessa-las ao decorrer do jogo. Pode-se ir e voltar em todos os pontos do cenário em busca de segredos.
Precursor
O estilo de jogo veio antes de Metroid e Castlevania, podemos lembrar de Pitfall do Atari 2600, que salvas as devidas proporções podemos dizer que é um dos precursores deste estilo, porém, com o lançamento de Metroid para o Nintendinho é que a era Metroidvania realmente começou a crescer.
Indies
Por sua estrutura não necessitar de gráficos glamourosos e nada tão pesado, os Metroidvanina necessitam apenas de alguém que curta um estilo retrô e tenha criatividade para criar uma bela aventura, isso faz com que tenhamos vários games desta categoria em jogos Indies.
- Iconoclast
- The Messenger
- Hollow Knight
- Timespinner
- Dead Cells
- Guacamelee
- Chasm
Estes a cima são jogos Indies que respeitam a temática do assunto em pauta, trazem prazer e nostalgia, no mesmo instante que trazem um pouco de ódio por conta da dificuldade dos jogos. Estes games já foram analisados por nós do A Casa do Cogumelo e você amantíssimo leitor, pode dar uma olhada nas reviews clicando aqui.
Curte o estilo? Para nossa sorte, este é um gênero que não envelhece nunca.