Depois de adiarem o lançamento de Cyberpunk 2077 alegando que o jogo estaria complexo demais e muito ali deveria ser testado incansavelmente, parece que o time de desenvolvimento e a o grande escalão responsável pelo jogo levaram o termo “cansaço” à serio demais.
A CD Projekt Red, estúdio por trás do game que terá participação de Keanu Reeves aplicará um conceito chamado de ‘crunch‘, termo utilizado na indústria para uma cultura de trabalhar por mais tempo em um projeto para que ele atenda um prazo estipulado. O mais intrigante dessa notícia é o fato de que o próprio estúdio dizia ser contra essa medida e não iria aplicá-la neste projeto.
O portal Bloomberg fez uma reportagem onde diz que o e-mail do chefe do estúdio Adam Badowski pedindo crunch foi extremamente contra sua vontade, alegando saber “que isso vai na direção oposta sobre o que dissemos a respeito de crunch” e “na direção contrária do que eu pessoalmente acreito também.”.
Depois dessa publicação, Adam se posicionou a respeito e disse que crunch de fato está ocorrendo no estúdio, porém sendo devidamente reconhecido. Confira:
“Essas últimas semanas serão nosso último esforço para o projeto de nossas vidas. Por algo que realmente nos importamos. Grande parte do time de desenvolvimento entende este esforço extra, principalmente pensando no fato de que enviamos o jogo para aprovação e estamos cada vez mais próximos de um lançamento que queremos nos orgulhar. Esta é uma das decisões mais difíceis que tive de tomar, mas todos serão recompensados pelas horas investidas. Assim como nos últimos anos, 10% do lucro anual gerado no ano de 2020 também será dividido e distribuído para a equipe.”
Trabalhar por mais tempo sempre é estressante, mas a empresa está bem descalibrada com discursos. Além da caminhada oposta de Adam, em 2018 o co-fundador da CD Projekt Marcin Iwiński disse ao Kotaku como queria que a empresa fosse reconhecida por ser humana com os desenvolvedores e como gostaria que o crunch fosse uma política não obrigatória.
Estamos há mais ou menos 6 semanas até a data prometida pelo estúdio, e Badowski acredita que exploraram todos os recursos disponíveis para agora “apelar” para esta cultura, numa manobra urgente para atender às expectativas de todos.
O que você acha de tudo isso? Acredita que Cyberpunk será um jogo tão bom a ponto de deixar todas essas histórias a respeito de seu desenvolvimento no passado? Conta para a gente!