Olá Gamers, vamos conversar…
Feiras corporativas são muito comuns no mundo todo, para diversos tipos de mercados; temos a Feira do Automóvel, a FI (Food Ingridients), APAS (voltada para lançamentos de produtos alimentícios), BGS, Comic Con, Anime friends e muitas outras conhecidas e ainda não catalogadas…
A E3, Electronic Entertainment Expo é uma fantástica feira de games, com toda a certeza, a mais importante e conceituada no quesito novidades e lançamentos. Ano após ano, nós, eternos “zumbis devoradores de jogos e consoles” temos acompanhado o evento em busca de novas franquias, novas máquinas, acessórios, parcerias, novos softwares, e muitos outros fatores que podem compor uma exposição de games e eletrônicos.
1995
O principal palco para mostrar as novidades em games e consoles era a Consumer Electronics Show (CES), onde mesmo gigantes como a Nintendo ficavam com estandes pequenos e escondidos no salão. Além disso, a maioria do público não era interessado em jogos, e acabava tomando o tempo dos expositores perguntando, por exemplo, se o Super Nintendo tinha “algum botão de descongelar”.
A primeira E3 ocorreu em 1995, Los Angeles, E.U.A, foi um ano interessante, com muitos acontecimentos na cultura pop, inclusive, foi tomada a decisão da industria gamer expor suas novidades para seus amados de um modo melhor. Isso só foi possível graças a uma grande organização e apoio de todos os participantes para que tal feira pudesse ser voltada apenas apara amantes dos games, e para que isso ficasse mais interessante, uma lista grande de integrantes foi configurado, sendo eles:
3DO Company, Acclaim, Accolade, Activision, Apple, Atari, Berkeley Systems, Bethesda Software, BMG Interactive, Capcom, Crystal Dynamics, Data East, Disney Software, Electronic Arts, Gametek, GT Interactive, GTE Interactive, Interplay, KOEI, Konami, LucasArts, Microsoft, Mindscape, Namco, Nintendo, Philips Interactive Media, Sega, SNK Home Entertainment, Sony PlayStation, Sony Imagesoft, Square Soft, Sunsoft, US Gold, Vic Tokai, Virgin Interactive e Williams Entertainment.
Algumas ainda eram pequenas, outra fecharam as portas, e ainda outras, fizeram parcerias e tiveram seus nomes modificados.
Grandes hoje, menores ontem
As grandes empresas do nosso milênio, eram menores em 1995 e deram seu melhor para apresentar suas novidades e ganhar um novo público:
Nintendo
Todos esperavam o tão sonhado Nintendo 64, porém, como novo hardware, tivemos a apresentação do Virtual Boy. O Super Nintendo, que era o “console a ser batido” do momento, recebeu alguns títulos, mais o que satisfez os gamers ocidentais foi a possibilidade de testar o maravilhoso Chrono Trigger, lançado no ao anterior apenas em terras orientais e que nesta E3, pode ser apresentado aos não nipônicos.
A adversária direta da Nintendo, a Sega, já havia anunciado seu promissor Sega Saturn para o Japão, porém, ao tentar ganhar o mercado americano, decidiu mandar 30 mil consoles pra a America, com a intenção de sair na frente da Big N na próxima geração de consoles, porém, sabemos que nada foi como o esperado…
Sony
A poderosa Sony, era a novata do momento em 1995, sua feira foi toda baseada em explicar o funcionamento do primeiro PlayStation nos mínimos detalhes, o que tornou sua apresentação extremamente maçante, para não dizer insuportável. Entretanto, algo mudou a Sony por completo, imagine a bizarra e ilaria cena onde, Steve Race, um dos grandes executivos da Sony, vai ao palco cheio de papéis a mão e diz apenas uma coisa – 299 – ou seja, o valor de lançamento do desacreditado console de CDs, isso praticamente decretou a morte do Sega Saturn e a criação da geração PlayStation.
E3 2019
Em 2019, muita coisa mudou e as cifras aumentaram, a Sony, por exemplo, disse que não irá participará desta E3 por não achar o evento importante para sua indústria, mas sabemos que o real problema é o custo de um bom estande.
Para este ano, como sempre, esperamos ótimos games, mas talvez não tenhamos novos consoles. Todavia, o que pode ser o marco dessa edição será o Streaming de games na nuvem, o que iniciaria uma nova era em mídias. Já vimos isso em 1995, quando a Sony era desdenhada por tentar implementar um “tal de CD” em videogames, desta vez, temos a Google com o conceito do Stadia, tentando realizar algo novo.
Possivelmente, veremos uma nova “guerra de consoles” com a união da Microsoft, Nintendo e Sony no uso do Streaming da Microsoft, buscando jogar a Google para escanteio.
Fora isso, podemos esperar muito e possivelmente nos decepcionar de maneira relativa, porém, apreciar uma E3 é sempre empolgante.
O que você espera dessa feira?
Não perca as datas e acompanhe todos os eventos conosco, aqui em nosso site.