Colunas

Epidemia nos Games: As maiores febres de vendas

Olá Gamers, vamos conversar?

Nosso amado universo dos games, sempre gerou momentos fascinantes nas jogatinas, e é sabido, que assim como um filme ou um bom livro, cada player tem seu jogo preferido, e mesmo que os mais diferentes gostos sejam dignos de questionamentos, cada jogador tem seu modo de expressão “carnificada” em seu belo e amado “joguinho”.

Resultado de imagem para amor gamer"

Mas, nesta grande história dos videogames, décadas a fora, vislumbramos muitas febres surgindo graças a games lançados que eram muitíssimo esperados por toda a comunidade gamer, e o fenômeno que sempre ocorre, pode ser denominado como verdadeiras “epidemias altamente contagiosas nas terras gamers”.

Qual o game mais vendido de todos os tempos?

Quando nos deparamos com este tipo de indagação, com toda a certeza, vem as nossas mentes games AAA, jogos de ação, ou um grande RPG, porém, o game que é a maior febre de todos os tempos, é de um estilo bem diferente.

Resultado de imagem para tetris"

Falamos de Tetris, o mais clássico de todos os clássicos, o game mais vendido de todos os tempos, vendendo mais de 176 milhões de cópias e portado para inúmeros consoles. Este é um jogo que foi desenvolvido por russos em 1984 (Alexey PajitnovDmitry Pavlovsky Vadim Gerasimov), sendo este, um dos primeiros produtos soviéticos a fazerem sucesso fora da “cortina de ferro”.

Mais do que se imaginou

Pokémon GO, foi lançado em 2016 para dispositivos Android e IOS, desenvolvido pela audaciosa empresa Niantic, o game de jogabilidade diferenciada e conceitos que tem tudo em comum com a série animada, destacou-se por arrastar multidões, de modo literal, as ruas para caçar os lendários monstrinhos de bolso.

Resultado de imagem para pokemon go"

No ano de seu lançamento, Pokémon Go foi baixado mais de 750 milhões de vezes, fazendo o game expandir “além das fronteira”, e fazendo com que sua produtora, até 2019, arrecadasse mais de 9 bilhões de reais, tudo por conta da grande febre e do efeito nostalgia causado em fãs e em curiosos que acabaram amando o jogo, números realmente surpreendente para um jogo com estrutura tão diferenciada.

História Imutável

Mesmo não estando na ponta da tabela, os números alcançados por vários games jamais poderão ser apagados, mesmo que sejam ultrapassados, e estes, que em sua época foram uma verdadeira epidemia e nunca sairão de nossas memórias, especialmente os da nossa amada Nintendo:

Super Mario Bros.


O game de 1985, para Nintendo Famicom, foi um dos primeiros a utilizar o estilo de game com rolagem lateral, ganhando muitos fãs, fazendo a Nintendo despontar ainda mais no mercado dos consoles e de produção de jogos, vendendo 40 milhões de unidades.

Resultado de imagem para super mario bros"

Pokémon Red, Blue e Green


A fabulosa franquia de games, criada pela Game Freak, em suas primeiras versões, lançadas em 1996, vendeu mais de 23 milhões de cópias, fazendo todo gamer querer comprar um console portátil para jogar estes e outros títulos que estavam por vir.

Resultado de imagem para pokemon red blue green"

Brain Age


Este Puzzle, lançado para Nintendo DS em 2005, vendeu mais de 19 milhões de unidades, surpreendendo a muitos, já que, este é um game que tem como foco fazer com que seu córtex pré-frontal funcione melhor, melhorando seu foco e sua memória, este realmente é um titulo com uma proposta diferente.

Resultado de imagem para brain age ds"

Estes títulos mencionados, fizeram história, cada um a seu modo, porém outros conseguiram vender ainda mais que estes, e graças as grandes produções dos últimos anos, alguns dos novos games, ganharam espaço na linha dos maiores de todos os tempos; Minecraft ( segundo maior jogo vendido de todos os tempos com 170 milhões de cópias vendidas), Red Dead Remptation 2 (25 milhões de cópias) e GTA V (110 milhões de cópias) mostram o quão poderosa está sendo a nova geração, e como o trabalho de marketing, divulgações e vendas digitais são capazes de impulsionar cada vez mais este maravilhoso mercado dos consoles.