Na tarde da última terça-feira (19), o Google chamou atenção do mundo todo ao anunciar o Stadia, plataforma de games por streaming que chega aos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Europa ainda em 2019. No entanto, por exigir uma conexão, usuários com planos de internet mais lentas questionaram a configuração mínima para poder jogar os games da plataforma – questão respondida por Phil Harrison, chefe do Stadia.
Ao Kotaku, Harrison lembrou do Project Stream, um teste feito nos Estados Unidos em 2018 que rodou Assassin’s Creed Odyssey no navegador Google Chrome em alta definição. Na ocasião, o Project Stream necessitava de uma conexão de 25 Mbps para rodar perfeitamente, e parece que não será diferente para o Stadia:
“Conseguimos realizar vários testes com nosso Project Stream em outubro do ano passado. Para obter 1080p e 60 frames por segundo, era preciso aproximadamente 25 megabits por segundo. Na verdade, usamos menos do que isso, mas é o limite mínimo que recomendamos. Entretanto, com inovações que fizemos no stream e na compressão desde então, quando lançarmos [o Stadia], vamos conseguir resoluções 4K, mas só aumentaremos as exigências de conexão para 30 megabits por segundo. Então, se você tem menos banda do que isso, te daremos uma resolução menor. Fazemos muitas coisas em segundo plano, e ofereceremos apenas a largura de banda apropriada para a infraestrutura que você tem“, afirmou.
Também questionado sobre o valor de assinatura do Stadia, Harrison se esquivou, mas deu a entender que falará sobre o assunto durante a E3 2019, que acontece entre 11 e 14 de junho.
O lançamento do Stadia acontecerá ainda em 2019, inicialmente somente nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Europa.