Ao realizar a palestra de abertura da Computer Entertainment Developers Conference (CEDEC) deste ano, Shigeru Miyamoto elogiou o game Minecraft, afirmou que não tem interesse em desenvolver um MMORPG e revelou que a Nintendo está explorando diferentes maneiras de cobrar pessoas por games.
Segundo Miyamoto (via Bloomberg), a Big N quer evitar o modelo free-to-play, que se tornou um modelo enriquecedor no setor de games, e prefere entregar títulos a preços fixos, sem cobrar valores exorbitantes – o que criará uma linha de negócios mais sustentável a longo prazo.
“Nosso pensamento é, se podemos entregar jogos a preços razoáveis para o maior número de pessoas, veremos grandes lucros“, afirmou. Entretanto, o modelo adotado pela Nintendo, como destacado por Miyamoto, “não foi um grande sucesso“, mas as coisas não devem mudar.
“Vamos continuar até que se enraíze. Dessa forma, todos podem desenvolver jogos em um ambiente confortável“, disse Miyamoto.
Uma outra estratégia sugerida pelo desenvolvedor é o serviço de assinatura. Durante sua palestra, Miyamoto incentivou o público presente e sugeriu que eles “aprendam a se dar bem com serviços de assinatura“. Dessa forma, “os clientes sentirão o valor em seus aplicativos e softwares, e desenvolverão o hábito de pagar por eles“.
Shigeru Miyamoto começou a construir sua jornada na indústria de games em 1977, quando foi contratado pela Nintendo. Considerado o pai do bigodudo Mario, Miyamoto também trabalhou em franquias como Donkey Kong, The Legend of Zelda e Star Fox.