Olá Gamers…
Dia após dia, as produtoras Indies surpreendem os players com títulos fantásticos e “dignos de louros”, a expansão deste mercado comprova tal observação, não feita apenas por mim, mas por todos aqueles que amam consoles e buscam games alternativos com valores menores do que o preço de um coração humano.
Blasphemous é uma bela joia dos Indies, tendo os quesitos básicos de um game bem aguçado, muitas aventuras, lutas, sangue e muita brutalidade, tendo como combinação elementos de plataforma e combate rápido, inspirados no estilo “Dark Souls“, assim como outros já citados em nossas análises; trazendo como pontos “vívidos” a violência e inimigos mais estranhos e macabros possíveis.
O bom game foi lançado em 10 de Setembro de 2019 pela Team 17, para Nintendo Switch (onde fiz a análise), PC (sim nossa parceira GOG possui este game para Download, corre la), PlayStation 4 e Xbox One.
História
Uma destruidora, cruel e avassaladora maldição cai sobre um povoado, que gera todo o contexto em que estamos, algo tão cruel e medonho que umas das humanas denominadas “santa” comete suicídio visando sanar tal mal que corroía sua alma; em decorrência deste suicídio, com a junção do sangue da mulher e da espada utilizada, nasce nosso personagem, O Penintente. Neste game, para os humanos que sofrem com sofrimentos físicos e mentais, nós não somos o salvador, porém, somos o inimigo a ser derrotado, e por conta disso, a jornada por esse vale de sombras e morte nunca será acolhedora.
Jogabilidade
Estamos em um side-scrolling baseado em Dark Souls e com estrutura de um Metroidvania, com combates precisos padronizados em defesas com tempo específico para que sua efetividade seja aplicável, esquiva e ataques finais sangrentos. A dificuldade é bem acentuada, e com o passar da aventura, ganhamos habilidades que nos auxiliam a passar obstáculos, porém, nosso personagem não ganha força e agilidade, mas sim, o player deve se adequar ao game para finalizar o título.
Gráficos
A arte pixelada em 16 bits é muito bem trabalhada, com detalhes que são de arrepiar, já que todo o grafismo é macabro, sombrio e medonho e tenho certeza que boa parte das figuras não serão esquecidas tão cedo…
Vale a pena ressaltar que não temos muitas cutscenes neste game, o que é uma pena, já que todas elas são chocantes e assombrosas.
Sons
A parte auditiva não se destaca, porém, por ela somos imergidos em um mundo de caus e temor contínuo.
Veredito
Blasphemuos entrega temas religiosos e violentos que acabam tornando o game polêmico, este não é um jogo para crianças, já que tudo é profundo, melancólico e amedrontador, e apesar deste não ser exatamente o meu estilo favorito de game, aconselho o download, a diversão é garantida.