Welcome stranger! Hoje vamos falar da famosa lenda do Rei Arthur ou Artur (quem liga). Sword Legacy: Omen irá nos trazer essa história de uma forma divertida com tactics turns, referências, exploração e uma quest bem diferenciada dos padrões/estereótipos que temos dos cavaleiros da Távola redonda. Partiu análise.
Sword Legacy: Omen contará para nós uma versão estilo Game of Thrones do rolê do Rei Arthur, lá na antiga Britânia, com nosso protagonista sendo o Grão-cavaleiro Uther, e todas as quests serão resolvidas através de exploração de cenários com câmera isométrica e as tretas são resolvidas em formato tactics turn.
HISTÓRIA
A história clássica (o que não torna chata), o cavaleiro bondoso e leal se ferra, acontece desgraça e agora ele precisa correr atrás de justiça/vingança e para isso irá juntar uma equipe bem louca de personalidades, habilidades e gameplays. Claro que como bom RPG a trama se torna densa e com várias conspirações, tretas, e fará você ficar imerso na história e com muita vontade de saber o seu desfecho.
Sua equipe conta com as figuras clássicas do medieval fantástico, o cavaleiro/tank honrado e focado na missão, o mago (adivinha o nome dele?) com cara de louco e sempre dando uns comentários “malucos”, o aprendiz de cavaleiro de coração puro e sonhos heroicos, a ladra sagaz e calejada das ruas, e assim por diante, sendo uma party muito carismática e que ficará difícil para o jogador saber qual seu personagem favorito.
A trama do jogo é muito boa e sua narrativa é leve, não se usa o discurso de obras clássicas do gênero como Brumas de Avalon e etc, o roteiro é descontraído e cheio de referências e um humor pontual e leve, nada escrachado como Monty Python, tudo na medida, uma ótima produção da Fableware Narrative, a responsável por fazer a gente dar umas risadas oportunas.
GRÁFICOS
Ao olhar para a capa do jogo e suas artes, vejo uma identidade visual muito boa, não chega ser tão ocidental como Angus, nem muito padrão mangá como Tormenta, a arte é muito boa e encaixa com o clima do jogo sério, mas não demais…
Os personagens e cenários são muito bem construídos e os detalhes de cores e objetos do mapa fizeram o banal ganhar vida e fazer o game a cada tela que se passa prender a atenção e ficar observando/caçando o cenário.
JOGABILIDADE
O gameplay de SLO é dividido na exploração da tela com movimentação point click, onde você andará livremente pelo mapa para explorar, encontrando desde objetos, informações e até armadilhas no seu caminho. Ao encontrar uma batalha, os personagens se posicionam e o modo tactics turn começa. Essa ideia de gameplay pode remeter aos RPGs clássicos de mesa como D&D e Tormenta, com posicionamento preciso somente na hora do combate.
Uma mistura interessante pois deverá equilibrar bem sua equipe nas funções de exploração, desarmar armadilhas e busca com os momentos de combate que serão os mesmos personagens, colocando outro fator para elaborar sua estrategia de time.
As batalhas, a cereja do bolo de todo tactics turn, pense em Final fantasy tactics, com o relevo sendo influente,usado para ganhar vantagem e pegar cobertura, você pode empurrar e derrubar inimigos de lugares altos. A interatividade do cenário é muito boa para as lutas, barris com fogo, óleo e explosivos ajudam a adensar as estrategias do combate.
A dificuldade do jogo é mediano, o veterano calejado de tactics turn terá algum desafio e o novato conseguirá sobreviver às tretas da galera do Uther, sendo bem nivelado os desafios. Somente o fator batalhas extras e treinamento que necessita de mais incentivo para o jogador. Pequenos deslizes em uma grande obra, o time da Firecast Studio está de parabéns.
SOM
Os efeitos sonoros são muito bons, desde golpes normais até as finalizações com câmera dando close, um trabalho satisfatório. O principal ponto do som em um tactics turn está cumprido, a música não irrita e atrapalha, coisa que pode acontecer em títulos do gênero, fazendo até o maior adepto do título abaixar o volume. Em SLO a trilha sonora é coesa, funcional e está presente quando necessário e fica em segunda importância quando convém.
VEREDITO
Sword Legacy: Omen é uma obra que mostra o potencial e criatividade para recriar histórias da maneira desejada pelos estúdios, essa criação é excelente em todas as esferas, uma obra bem feita e que cumpre sua proposta de dar novos ares à jornada do rei Arthur.
As desenvolvedoras Brasileiras Firecast Studio e Fableware Narrative estão de parabéns pela sua obra e por mostrar ao mundo o potencial dos nossos desenvolvedores.
Sword Legacy: Omen foi lançado em 13 de Agosto de 2018 para PC, disponível na Steam.