A Nintendo sempre foi conhecida por evitar jogos violentos em sua vasta e rica biblioteca construída no decorrer dos anos. Sim, com a evolução dos games e nos estilo de jogos dos grandes sucessos do mercado, a “Big N” mudou seus conceitos quanto a este tema, porém, seu grande foco sempre foram jogos “family friends“, algo bem trabalhado.
Indo na contramão de um padrão normal de nossa tão amada empresa, o game Hatred, lançado em 2015 para PCs pela empresa Destructive Creations foi confirmado como lançamento para Nintendo Switch. Este game é muito polêmico devido a seu tema, ele é um simulador de assassinato, com uma temática extremamente dark e macabra; e devido suas peculiaridades, na época, a Valve retirou o game de seu catálogo por um tempo.
Ao jogar Hatred, o player entra na pele de um protagonista revoltado, estando no papel de um assassino sem o mínimo de piedade, que extingue suas vítimas a sangue frio, tudo para querer limpar a Terra da inútil existência dos hipócritas humanos que estão no planeta. Para seus produtores, o game é posicionado como uma crítica às tendências “politicamente corretas” na indústria de jogos.
“Hoje em dia, enquanto muitos jogos estão sendo educativos, coloridos, politicamente corretos e tentando ser algum tipo de arte superior, em vez de apenas um entretenimento, queríamos criar algo contra as tendências. Dizemos “sim, é um jogo sobre matar pessoas” e a única razão do antagonista fazer essas coisas doentes é o seu ódio profundo.” – Destructive Creations
O game é tão fora dos padrões que recebeu a classificação “Adults Only“, tornando-o o terceiro game em toda a história dos videogames a receber a classificação por violência extrema, sendo que, Manhunt 2 e o inédito Thrill Kill são os outros dois.
O game em questão, nunca foi bem avaliado pelos críticos, muito por conta de seus critérios comuns de avaliação, porém, ao meu ver, games que excedem um certo limite, especialmente no quesito violência, tendem a ter criticas mais baixas; e para você amado leitor, o que pensa sobre esta novidade?