Star Wars Jedi: Fallen Order é um ótimo jogo. Desenvolvido pela Respawn Entertainment e publicado pela Electronic Arts, o game lançado em 2019 tem todos os elementos que fãs da saga criada por George Lucas gostam: uma história canônica envolvente, um núcleo de personagens carismáticos e interessantes, além de muita ação e exploração. Mas é nos combates que o jogo se destaca: com um Sabre de Luz customizável e habilidades com a Força desbloqueáveis, jogadores partem para a porradaria com momentos souls-like contra criaturas alienígenas, Stormtroopers e Inquisidores enquanto descobrem o que aconteceu na vida do protagonista Call Kestis, um padawan que sobreviveu a Ordem 66 que dizimou os Jedi por todo o universo.
Há, também, muito espaço para explorar os planetas do jogo, cada um com sua própria fauna, flora e clima. É na exploração que desbloqueamos trajes, peças para o sabre de luz e pinturas para a Mantis, nave que nos leva aos diversos cantos da galáxia, além de também propor novidades sobre a história de Call. Mas a exploração sofre com um detalhe que deveria ser simples e intuitivo: o mapa. O mapa de Star Wars Jedi: Fallen Order é um verdadeiro desastre.
Mapas desempenham um papel crítico nos videogames, principalmente por se tratar de uma ferramenta visual que disponibiliza referências aos jogadores para que eles saibam onde estão e aonde devem ir. Assim como na vida real, os mapas dos jogos são são instrumentos que ilustram mundos e são automaticamente vistos como um guia para que jogadores saibam não só a sua própria localização, mas a localização de pontos importantes do jogo. Geralmente vistos de cima, os mapas 2D oferecem, principalmente, detalhes geográficos, como montanhas, ilhas, ruas, entre outros tantos pontos, além de também exibir locais e pontos interativos, como edifícios, portões, itens e objetivos. A franquia Assassin’s Creed, por exemplo, usa a cartografia clássica para representar seu mundo. Você vê caminhos, relevos, montanhas, ilhas, cidades e objetivos em 2D. A simplicidade, aqui, facilita a compreensão do mundo. Mas os desenvolvedores de Fallen Order tentaram seguir um modelo Dark Souls e decidiram que, para a aventura de Call, jogadores usariam mapas 3D holográficos de todos os ambientes do game. E aí entra a desgraça.
BD-1, dróide explorador parceiro do protagonista, ativa o mapa e projeta a confusão holográfica na tela do game. O objetivo principal é marcado pelo símbolo Jedi, o jogador é ilustrado por uma seta, mas os ambientes holográficos são tão confusos, que entender para onde ir ou por onde passamos é um exercício cansativo. Ao invés de exibir um andar por vez, o jogo mostra tudo numa tacada só. Ao invés de permitir que jogadores coloquem marcadores para que tenham uma nova referência visual e sigam um caminho mais claro, o jogo foca somente no principal objetivo – há outras referências visuais, como portões bloqueados e desbloqueados, por exemplo, mas é muito difícil saber como chegar nos locais que devemos ir ou até mesmo saber por onde já passamos, afinal, também não há como traçar rotas – recurso disponibilizado em games da série Grand Theft Auto e até mesmo em The Witcher 3.
Por exibir ambientes 3D, o mapa de Fallen Order se mantém fiel aos ambientes e ilustra rochas, pontes e locais de queda visualmente, mas tamanho detalhismo atrapalha a leitura de uma ferramenta que deveria ser um guia que facilita e organiza os próximos passos dos jogadores. Aqui, o mapa é tão confiável quanto um Stormtrooper – e não sei quantas vezes fui derrotado por este adversário holográfico. Não sei quantas vezes fiquei perdido e fui parar em lugares que eu não queria ir. Não sei quantas vezes tive que abrir e reabrir o mapa pra tentar entender qual caminho eu deveria seguir e qual caminho deveria evitar. Não sei. Talvez me falte algum desenvolvimento cognitivo para entender os mapas de Jedi: Fallen Order, mas a cartografia deve, em sua essência, suprir isso. Mapas devem ser fáceis de ler.
Aparentemente, não fui o único que sofreu com os mapas do jogo. HellStrykerX, usuário do YouTube, demonstra sua frustração em um vídeo de pouco menos de 10 minutos, em que pontua exatamente a pauta deste texto: o mapa de Jedi: Fallen Order é uma desgraça. Nos comentários, outros usuários também reclamam do recurso. “Arruinou minha experiência com o jogo“, “Foi exatamente por isso que eu desinstalei o game“, escreveram alguns. Usuários do reddit também reclamam do mapa em uma publicação feita em 2020. Há, claro, aqueles que não tiveram problemas na leitura do mapa de Fallen Order, principalmente os familiarizados com Dark Souls, série que serviu como referência para Fallen Order, mas é interessante notar que muitos jogadores sofreram com o mapa holográfico.
Particularmente, não sinto que o mapa em si estragou a minha experiência com o jogo, mas a frustração era iminente quando o holograma 3D aparecia na tela. Os combates são ótimos, as habilidades com a Força são incríveis e dão uma ótima sensação de poder ao controlar Call, mas a zona cartográfica quebrou minha imersão continuamente e interferiu negativamente na exploração dos ambientes. No final, a história e as mecânicas souls-like dos combates sobressaem e elevam a jogatina. No entanto, um longo tempo depois de terminar o game, ainda me lembro dos horrores do mapa de Star Wars Jedi: Fallen Order.